English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Os flamboyants floridos

Começa setembro, suas flores se abrem e explodem maravilhosamente com pétalas de várias cores: amarelo, vermelho, laranja. Em outubro, as flores ainda estão florindo e cobrindo o chão como um tapete de sonho e algumas lembranças que ficaram num passado distante. Quem trouxe as primeiras árvores para nossa cidade foi o Téofilo, um velho que veio da fazenda Amália, onde trabalhava no Campo de Semente. Ele cuidava com amor e carinho dos dois únicos jardins na cidade - o Jardim de Baixo e o Jardim de Cima.
Fez as mudas com sementes que trouxe da Amália - a lenda diz que foi o próprio conde que teria trazido as sementes da África e Téofilo cuidou de preservar e disseminar as mudas pela cidade.
Aí, algum poderoso teve a idéia de reformar o jardim e muitos flamboyants foram cortados. Com isso, o jardim se transformou num deserto de cimento, com poucas árvores e muito calor Mas alguns resistem, como resistem em nós velhas memórias de outros tempos, lembranças vagas de namoros nos bancos de cimento e os primeiros beijos no escuro, num canto escondido da praça, protegidos pela sombra amiga e benfazeja daquelas árvores maravilhosas.

Juvenil de Souza é preservacionista
de carteirinha e tem gravadas na
memória a imagem de várias árvores
sacrificadas sem motivo nenhum
.


Próxima crônica
Página inicial